Você está em: Comunica Espirito Santo

Projeto de Monitoramento do Tráfego de Embarcações (PMTE)

O Projeto de Monitoramento do Tráfego de Embarcações (PMTE) é realizado nas Bacia de Campos e Bacia de Santos e na Área Geográfica do Espírito Santo.

As embarcações de apoio a serviço da Petrobras são equipadas com sistema de rastreamento que emite, periodicamente, um sinal do seu posicionamento geográfico. Esses dados são captados e armazenados em um banco de dados espacial e todos aqueles dados que se localizam dentro da Área Geográfica do Espírito Santo, de Campos e de Santos são tratados através de ferramentas de geoprocessamento, para assim identificar as áreas com maior densidade de navegação e a intensidade de uso de portos e áreas de fundeio. O PMTE-ES tem como abrangência espacial a Área Geográfica do Espírito Santo e a porção norte da Bacia de Campos, tendo seu limite ao sul, no município de Presidente Kennedy e, ao norte, no município de Conceição da Barra. Dessa forma, o monitoramento ocorre em uma área de 141 mil quilômetros quadrados e em uma extensão de costa que abrange todo o estado do Espírito Santo.

Os limites foram definidos em consonância com o PMTE da Bacia de Campos implantado pela UN-RIO, levando em consideração o compartilhamento geográfico da Bacia de Campos pelas duas Unidades de Negócios, o encaixe geométrico das duas Áreas Geográficas (AGBC e AGES) e o limite estadual marítimo (ortogonal), evitando a sobreposição das duas áreas. O projeto está alinhado às exigências do órgão ambiental, em atendimento à condicionante específica n° 2.19 da Licença de Operação n° 0823/2009 – 1ª Renovação, que autoriza a atividade de perfuração de poços na Área Geográfica do Espírito Santo (AGES), e n° 2.10 da RLO n°975/2010 1° Renovação - 1° Retificação (P-57) e n° 2.10 da RLO n°1230/2014 1° renovação (P-58).

O PMTE-ES tem como objetivo geral compreender a dinâmica das embarcações envolvidas nas ações logísticas e operacionais da Petrobras, no âmbito das atividades de exploração e produção de petróleo e gás, na Unidade de Negócios de Exploração e Produção do Espírito Santo (UN-ES) conforme o PAR. 02022.000671/2015-32 COEXP/IBAMA.

Através do PMTE são fornecidas informações detalhadas a respeito das embarcações de apoio, data de realização dos atendimentos, nome das instalações atendidas com o respectivo nome do empreendimento e informações do processo de licenciamento. O projeto busca, ainda, quantificar a participação da Petrobras no tráfego marinho da região, bem como avaliar suas variações ao longo dos anos.

Na UN-ES o projeto começou a ser desenvolvido e implementado a partir do ano de 2016, com base no modelo do PMTE da Bacia de Santos. Foram entregues ao Ibama relatórios referentes aos anos de 2016 a 2020, seguindo este modelo. Em dezembro de 2020, a UN-BS apresentou uma nova proposta metodológica que orienta a execução do projeto, sendo aprovada pelo Ibama. Essa nova proposta metodológica foi adotada pela UN-ES e a partir de 2022 o relatório do PMTE, referente ao ano de 2021, passou a ser elaborado, e entregue ao Ibama, já devidamente adequado à nova metodologia.

Clique abaixo para acessar alguns relatórios:

- Relatório 2020

- Relatório 2019

- Relatório 2018

Idioma:

Selecione um idioma:

Acessibilidade:

Luz Noturna

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Navegue nas Seções:

Canais

Acessibilidade

Escolha um canal:

Faça uma busca:

Fale Conosco