De 04 a 10 de outubro celebramos a Semana de Proteção à Fauna. É uma data simbólica que busca conscientizar a população sobre a importância de preservar os animais e seu habitat, direcionando a atenção para a fauna brasileira e sua importância no desenvolvimento e manutenção de ecossistemas saudáveis.
Em uma de suas formas de proteção à Fauna a PETROBRAS, nas atividades de E&P offshore, adota medidas de prevenção, mitigação, compensação e monitoramento exigidas pelo Ibama, como exemplo o Projeto de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna (PMAVE-ES) que tem por objetivo registrar todas as ocorrências envolvendo aves debilitadas, feridas ou mortas, bem como aglomerações de avifauna encontradas nas unidades marítimas.
Além do registro, este projeto visa realizar a captura, coleta, manejo e transporte de avifauna nas unidades marítimas sob orientação técnica, assegurando o bem-estar dos animais e a segurança durante as atividades. Os que necessitam de atendimento veterinário são transportados para terra e, quando necessário, encaminhados para o centro de reabilitação.
Cada unidade operacional possui um Técnico Embarcado Responsável (TER), profissional previamente capacitado, que atua no atendimento e comunicação de qualquer ocorrência envolvendo avifauna na plataforma à equipe técnica da Petrobras e à equipe de consultoria veterinária contratada.