Você está em: Comunica Espirito Santo

REDUÇÃO DE EMISSÃO E DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS SÃO TÔNICA NO PMIR E PCP

Atualizado em 16/01/2025

Postado em 16/01/2025

Copiar
texto

Texto copiado! Texto copiado!
-->

A destinação correta de insumos e resíduos é gerenciada e padronizada através do Projeto de Monitoramento do Transporte e da Destinação de Insumos e Resíduos (PMIR) e do Projeto de Controle da Poluição (PCP). O PCP é uma das medidas mitigadoras de impactos exigidas como condicionante de licença ambiental de todas as unidades de produção (plataformas e navios-plataforma) em operação na Bacia do Espírito Santo, conforme Nota Técnica Nº 01/2011, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama).

Já o PMIR é executado de forma padronizada pela Petrobras nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo – e por diferentes empresas operadoras no âmbito do Programa Macrorregional de Caracterização do Transporte e da Destinação de Insumos e Resíduos (PMCIR). O objetivo do projeto é caracterizar e monitorar a distribuição especial terrestre da rede de fornecedores de insumos, rede de prestadores de serviço de destinação de resíduos e o uso das infraestruturas de logística para movimentação desses insumos e resíduos, em atendimento às atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural, bem como caracterizar e monitorar impactos socioambientais diretamente associados a essa substituição.

Os dois projetos vão ao encontro da meta da Petrobras que estabeleceu como compromissos Ambiental, Social e de Governança (ASG) de reduzir em 30% a geração de resíduos sólidos de processos e de destinar 80% dos resíduos sólidos de processos para rotas de reuso, reciclagem e recuperação (RRR) até 2030.

No âmbito do PCP, a gestão de emissões dos empreendimentos consiste na elaboração de inventário mensal de todas as fontes de emissão atmosférica catalogadas nas unidades marítimas. Este inventário é gerido pelo sistema corporativo da Petrobras, denominado Sistema de Gestão de Emissões Atmosféricas (Sigea), que compila, armazena, calcula e serve como banco de dados de todas as informações relevantes e poluentes emitidos para a atmosfera.

Os dados armazenados servem de subsídio para o cálculo de diversos indicadores, que auxiliam na análise crítica dos resultados obtidos para que a companhia possa desenvolver ações relevantes, que visam a melhoria contínua dos processos, com o intuito de minimizar o impacto ambiental causado pela poluição atmosférica, bem como racionalizar o uso de insumos.

--:--

Idioma:

Selecione um idioma:

Acessibilidade:

Luz Noturna

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Navegue nas Seções:

Canais

Acessibilidade

Escolha um canal:

Faça uma busca:

Fale Conosco