Você está em: Comunica Espirito Santo

PROJETO DE MONITORAMENTO DE PRAIAS ENCONTRA MAIS DE 30 MIL ANIMAIS MACHUCADOS NO LITORAL BRASILEIRO EM 2022

Atualizado em 27/03/2023

Postado em 17/03/2023

Copiar
texto

Texto copiado! Texto copiado!
-->

No último ano, mais de 30 mil animais debilitados ou mortos foram encontrados nas praias do litoral brasileiro pelo Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), executado pela Petrobras no âmbito do licenciamento ambiental do Ibama. Os estados com maior incidência de animais registrados pelo projeto foram Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

O Espírito Santo também faz parte deste projeto, através do PMP BC/ES, que no ano de 2022, encontrou 525 aves marinhas, 4.423 tartarugas e 203 mamíferos marinhos, entre animais vivos e mortos no Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro.

A pesquisa contabiliza apenas os animais debilitados ou mortos, sendo que os debilitados são encaminhados para tratamento veterinário e, posteriormente, reintroduzidos em seu habitat natural.

As aves marinhas são as mais afetadas, representando 55,7% dos animais acompanhados pelo Monitoramento, e os pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) são a maioria. Entre outras espécies de aves encontradas pelo levantamento, estão o bobo-pequeno (Puffinus puffinus), o atobá-pardo (Sula leucogaster), e o gaivotão (Larus dominicanus).

As tartarugas marinhas também são recorrentes no estudo, muitas vezes encontradas machucadas por algum petrecho de pesca ou debilitadas por ingestão de lixo. De acordo com os dados, em 2022, foram 12 mil animais, sendo 79% da espécie tartaruga-verde (Chelonia mydas), e o litoral do sudeste é o local com maior incidência. Lembrando que regiões do Rio de Janeiro e do Espírito Santo são áreas prioritárias para a reprodução de algumas espécies.  Os encalhes de cetáceos como baleias, golfinhos e botos são acompanhados com atenção pelas equipes de monitoramento. 
Os PMPs contribuem para o conhecimento, conservação e recuperação da biodiversidade. Os dados levantados anualmente pelo projeto auxiliam o acompanhamento das espécies ameaçadas de extinção no país, e as atividades de reabilitação e reintrodução dos animais na natureza realizadas em mais de 10 anos de atuação do PMP contribuem para a conservação das populações naturais de animais ameaçados.

O monitoramento é fiscalizado pelo Ibama e compreende o registro, resgate, necropsia (no caso dos animais mortos), reabilitação e soltura de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, contribuindo com as políticas públicas para a conservação da biodiversidade marinha.

No Espírito Santo, a população também pode participar, acionando as equipes de monitoramento ao avistar um animal marinho vivo ou morto, pelo telefone 0800 0395005.
 
Para conhecer mais sobre o PMP BC/ES, clique aqui e para saber mais sobre o PMP a nível nacional, clique aqui.


Fonte: Agência Petrobras

--:--

Idioma:

Selecione um idioma:

Acessibilidade:

Luz Noturna

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Navegue nas Seções:

Canais

Acessibilidade

Escolha um canal:

Faça uma busca:

Fale Conosco