A Petrobras iniciou pesquisas sísmicas na Bacia de Campos, em território que também abrange a área territorial do Espírito Santo. Pesquisa sísmica é uma técnica que precede o processo de exploração e produção de petróleo e gás e consiste no mapeamento e identificação de estruturas geológicas que podem conter esses recursos.
A pesquisa sísmica se baseia em um método que utiliza ondas sonoras para formar uma espécie de ultrassonografia do fundo do mar identificando as camadas de rochas onde podem estar acumulados o petróleo e o gás.
Na pesquisa sísmica do Cluster Bacia de Campos – agrupamento geográfico de campos de petróleo ou gás que estão próximos uns dos outros e que podem ser explorados de forma conjunta – serão utilizadas aquisições do tipo nodes e streamer. No tipo nodes, um navio utilizando robôs controlados remotamente deposita sensores no fundo oceânico enquanto uma segunda embarcação emite uma fonte de energia periodicamente e a onda gerada por ela penetra nas rochas, reflete e retorna leito do mar, onde estão os sensores que a registram.
Já no tipo streamer, um navio fonte desloca-se carregando consigo cabos com receptores. Em geral, os cabos têm de três a oito quilômetros. A fonte emite energia periodicamente e a onda gerada por ela penetra nas rochas, reflete e retorna à superfície do mar, onde estão os cabos que a registram.
A previsão é que as aquisições sísmicas sejam concluídas em 2028.