Os pescadores e marisqueiras da comunidade de Itapemirim concluíram, na última sexta-feira (1), o curso de Natação e Primeiros Socorros, ofertado através de contrato entre a Petrobras e a Star Life SL Emergências. A realização do curso é necessária para qualificá-los participarem da prova da Marinha do Brasil para obtenção da Caderneta de Inscrição e Registro (CIR).
As aulas foram iniciadas em 20 de novembro, com uma turma de 25 alunos das comunidades de Itaipava e Itaoca, que estão inseridas no Plano de Compensação da Atividade Pesqueira da Bacia de Campos (PCAP-BC), em atendimento ao licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Os alunos passaram por cinco módulos de atividades incluindo conteúdos teóricos e práticos. Dentre as aulas houve flutuação; nado com prancha, boia e colete; primeiros socorros, contemplando avaliação primária, lesões e extremidades, escoriações, fratura, luxações, imobilização, distensões e entorses, queimaduras, hemorragias, insolação, indigestão (o que fazer); noções de combate a incêndio; resgate aquático; e sobrevivência no mar.
As atividades desenvolvidas no período de aulas servirão para que os alunos estejam preparados para eventuais emergências no mar ou no dia a dia. Alguns dos participantes, principalmente as marisqueiras, nãos sabiam nadar. Assim, o curso deu noção da prática, válida especialmente para estas profissionais que atuam no ambiente costeiro.