O navio-plataforma Maria Quitéria entrou em operação, no Campo de Jubarte, e produziu o primeiro óleo em 15 de outubro de 2024. O início das atividades foi antecipado, já que estava previsto para 2025. A unidade tem capacidade de produzir até 100 mil barris por dia (bpd) de petróleo, além de processar até 5 milhões de m³ de gás/dia e injetar por volta de 330 mil bpd de água, interligada a oito poços produtores e oito injetores.
A plataforma do tipo FPSO (sistema flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo) tem capacidade de geração de 100 MW de energia e é equipada com tecnologias para redução de emissões com mais eficiência operacional combinada à redução em cerca de 24% de emissões operacionais de gases de efeito estufa.
Com 156 metros do casco ao flare, o FPSO Maria Quitéria supera em altura o Convento da Penha, localizado em Vila Velha. Além disso, está instalada em lâmina d’água de 1.385 metros – comparável a duas vezes a altura do Morro Moxuara, localizado no município de Cariacica, na Grande Vitória.