O Projeto de Educação Ambiental Redes de Cidadania – Fase 2 realizou no último sábado (30), na comunidade de Barra Seca, em São Mateus, o primeiro Redes em Ação, evento que surgiu de demanda da Associação de Moradores, Pescadores, Assemelhados e Comerciantes (AMPAC) e proporcionou um dia de orientações, atividades culturais, ações educativas e de saúde a crianças e adultos.
O evento teve gincanas esportivas, atrações artísticas e culturais, ações educativas, orientações sobre saúde, além de diversas outras atividades.
Na ação, os moradores participaram de atividades como futebol, altinha, queimada, vôlei e slackline. Também houve espaço para oficinas educativas, aferição de pressão arterial e glicemia, além de testagem de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) também apresentou aos jovens da comunidade, em uma roda de conversa, a instituição de ensino e as políticas de permanência estudantil, um dos principais gargalos na formação dos alunos, principalmente daqueles vindos de comunidades vulneráveis. Os moradores passaram a conhecer a Ufes como uma instituição gratuita de ensino superior e que está presente na região.
A ação foi pensada pelo projeto Redes de Cidadania a partir do diagnóstico feito junto às comunidades. No caso de Barra Seca, foram apresentadas demandas relacionadas à falta de escolas, espaços de lazer, unidades de saúde na comunidade.