Construído e equipado pela Petrobras para impulsionar a geração de trabalho e renda e o desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira da comunidade de Guriri, em São Mateus (ES), o Mercado de Peixe foi entregue para a Associação de Pescadores do Balneário de Guriri (Aspeg) em setembro deste ano.
“Acredito que o mercado dará oportunidade para os pescadores crescerem, trazendo prosperidade. Inclusive, a família poderá auxiliar na venda do pescado, o que gera um aumento da renda familiar. A Petrobras vem nos dando todo o suporte e nos entregou o mercado pronto para ser utilizado pela comunidade”, afirma Maria da Penha Costa, presidente da Aspeg, que é gestora do espaço.
Trabalho e renda
“O mercado beneficiará os pescadores locais, que poderão fornecer seu pescado diretamente para o consumidor final, sem necessidade de repassar para terceiros, aumentando o potencial do trabalho e renda do pescador, além do projeto ser um instrumento de inclusão social da comunidade pesqueira de Guriri”, explica Telma Gonçalves, profissional da área de meio ambiente da Petrobras.
O projeto é uma compensação ambiental da atividade de pesquisa sísmica marítima 4D, realizada na Bacia do Espírito Santo.