Já está em andamento na Escola Pluridocente Barra de Marobá , na comunidade de Marobá, em Presidente Kennedy, o curso de Elétrica Naval. As aulas foram iniciadas em 03 de outubro, com encerramento previsto para o dia 31 deste mês.
O curso tem carga-horária de 80 horas, e seu objetivo é identificar e selecionar equipamentos elétricos e eletrônicos para montagem e manutenção de equipamentos elétricos navais, através de aulas expositivas e trabalhos práticos voltados à atividade profissional, abordando princípios da eletrotécnica, comandos e proteções de motores elétricos, normas aplicadas às instalações elétricas, normas aplicadas à instalação elétrica naval, funcionamento de geradores e motores elétrico e características dos componentes de comandos e proteção.
Já em Itaipava, município de Itapemirim, acontece o curso de Mecânica Naval. Iniciado em 10 de outubro, o curso vai até o dia 08 de novembro de 2022, na Colônia de Pescadores Z10 Dom Pedro I, de 18 às 22 horas.
O curso tem como objetivo realizar manutenção de motores e equipamentos mecânicos navais, recuperar componentes de motores e de equipamentos navais, testar motor e equipamentos, trabalhando com segurança e conformidade estabelecidas, abrangendo tópicos como manutenção mecânica, ferramentas de manutenção, tipos de manutenção, desenho técnico, metrologia, sistemas de unidades, termodinâmica, rendimento de motores, combustíveis etc.
No dia 14/10 os participantes realizaram uma visita técnica ao Estaleiro Naval de Itaipava, onde puderam ver na prática alguns dos conteúdos apresentados na primeira semana de aula, tiveram acesso à alguns equipamentos e ao interior de um barco para visualização do motor.
Para os dois cursos, os sujeitos da ação educativa são os pescadores artesanais, marisqueiras artesanais e seus familiares residentes nos municípios de Itapemirim e Presidente Kennedy.
“A realização dessa atividade é uma medida de compensação exigida pelo processo de licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA”.