Em 12 de abril de 2023 foi realizado um evento para entrega e conclusão do Plano de Compensação da Atividade Pesqueira – PCAP em Barra Seca (São Mateus). O projeto contemplou a aquisição de um terreno, com construção da sede da associação e a aquisição de equipamentos e utensílios, além de promover a capacitação em associativismo para os membros da associação.
O projeto o tem o objetivo de beneficiar diretamente os pescadores e seus familiares, que passarão a usufruir de um local adequado à realização de ações importantes, como cursos, reuniões e oficinas, além de iniciativas de fortalecimento do associativismo e da cultura de cooperação. A escolha desse projeto de compensação é um antigo anseio dos pescadores, que até então não possuíam um espaço para uso de todos na realização de reuniões, treinamentos, e outros encontros.
O evento contou com a participação de representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, da Coordenação de Produção de Petróleo e Gás Natural – COPROD, representantes da Petrobras, representantes da AMPAC - Associação de Pescadores, Moradores, Pescadores e Assemelhados de Barra Seca e comunidade pesqueira local.
A entrega desta ação compensatória para a comunidade pesqueira de Barra Seca, é um atendimento a condicionante ambiental federal conduzido pelo IBAMA, correspondente à Pesquisa Marítima 4d realizada nos campos de Golfinho, Canapú, Camarupim, Camarupim Norte, Cangoá e Peroá na Bacia do Espírito Santo.
Cerimônia de entrega da sede da Associação de Pescadores, Moradores, Pescadores e Assemelhados de Barra Seca - AMPAC, em São Mateus, no dia 12 de abril de 2023.