Você está em: Comunica Espirito Santo

DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE: PRESERVANDO O TECIDO VIVO DO PLANETA

Atualizado em 23/05/2024

Postado em 22/05/2024

Copiar
texto

Texto copiado! Texto copiado!
-->

No Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado anualmente em 22 de maio, joga-se luz ao que se chama de “tecido vivo do planeta”. A data foi instituída em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de gerar conscientização na população a respeito da biodiversidade e da necessidade da preservação. O termo faz referência à diversidade de formas de vida animal e vegetal, que são encontradas em diferentes ambientes, sendo terrestres ou marítimos, ecossistemas e complexos ecológicos. O Brasil é o país com a maior biodiversidade de flora e fauna do mundo, considerando o imenso território e a diversidade climática.


As áreas litorâneas brasileiras são ecossistemas vibrantes e complexos, abrigando extensa variedade de espécies marinhas. De corais a peixes, passando por crustáceos e moluscos, a diversidade biológica desses ambientes é fundamental para a manutenção dos equilíbrios ecológicos e para a subsistência de comunidades pesqueiras e turísticas.

A biodiversidade da região costeira do Espírito Santo é conhecida pela presença de recifes de corais, manguezais e uma rica fauna marinha. Destinos como Guarapari e a Reserva Biológica Marinha de Santa Cruz são exemplos de áreas onde a diversidade marinha é protegida e estudada. Esses locais são cruciais não só para a conservação das espécies, mas também para a pesquisa científica e o turismo ecológico. As águas cristalinas e a vida abundante atraem mergulhadores e turistas de todo o mundo, gerando uma economia sustentável que valoriza e preserva a natureza.


A conservação e preservação da biodiversidade costeira é premissa do Projeto de Monitoramento de Praias nas Bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES), que tem como objetivo geral monitorar diariamente a ocorrência de encalhes de aves, quelônios e mamíferos marinhos identificando, quando possível, a causa que motivou o encalhe dos animais encontrados nas praias localizadas entre os municípios de Conceição da Barra (ES) e Saquarema (RJ).

O desenvolvimento do projeto foi motivado pelo atendimento às demandas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão ambiental licenciador, no âmbito dos processos de licenciamento ambiental dos empreendimentos e das atividades offshore de Exploração e Produção (E&P) da Petrobras, bem como pelo atendimento à legislação ambiental vigente.




No Estado, iniciativas de conservação e projetos de educação ambiental têm sido implementados para promover a sustentabilidade. Programas de reflorestamento de manguezais, monitoramento da vida marinha e campanhas de conscientização são essenciais para garantir que a biodiversidade marinha continue a prosperar.

O vídeo abaixo, lançado por ocasião do lançamento da Década do Oceano no Brasil, mostra a importância da conservação dos oceanos, que são responsáveis por fornecer mais da metade do oxigênio que respiramos, e os riscos acarretados pela poluição nos impactos climáticos.

--:--

Idioma:

Selecione um idioma:

Acessibilidade:

Luz Noturna

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Navegue nas Seções:

Canais

Acessibilidade

Escolha um canal:

Faça uma busca:

Fale Conosco