Estudos e decisões para o descomissionamento de plataformas são uma constante na indústria de óleo e gás. As atividades corriqueiras do setor incluem explorar novas jazidas, desenvolver um campo, instalar uma plataforma, iniciar a produção de petróleo e, também, encerrar o ciclo de vida do sistema de produção, com responsabilidade, tecnologia, com foco em segurança e meio ambiente, que é o chamado descomissionamento.
O processo de descomissionamento é iniciado pelo planejamento e execução das atividades atendendo à legislação vigente analisando as alternativas viáveis com base em critérios multidisciplinares (ambiental, técnico, de segurança, social e econômico).
Também são buscados materiais de estudos e orientações sobre as melhores práticas da indústria para que a atividade, considerada relativamente recente, seja implementada de maneira segura.
Desde o final de 2022, a destinação de plataformas flutuantes próprias da Petrobras segue o modelo de destinação verde, garantindo a aplicação de regras ambientais e de direitos humanos ao longo de toda cadeia de fornecedores, e assegurando a apropriada destinação final de materiais oriundos do descomissionamento, em alinhamento às melhores práticas da indústria e aos princípios estabelecidos na Carta Internacional de Direitos Humanos da ONU. Ou seja, com foco na sustentabilidade e na garantia de uma destinação sustentável.
Dentre as práticas de reciclagem verde adotadas estão a implementação de ações de minimização da geração de resíduos, prevenção de impactos à biodiversidade, além do reaproveitamento de equipamentos e o fomento à economia circular; reciclagem em estaleiros dotados de soluções tecnológicas, tais como dique seco ou terreno impermeabilizado com sistema de drenagem eficaz; inventário prévio de materiais, de modo a garantir a elaboração adequada de um plano de reciclagem pelo estaleiro; e reciclagem da frota de embarcações de forma segura, protegendo o meio ambiente e pessoas que trabalham nos estaleiros.
No Espírito Santo, já foram descomissionadas, seguindo todas as medidas ambientais e de segurança, três plataformas fixas de Cação, em 2021.
Clique aqui para entender como se dá todo o processo de Descomissionamento.