A equipe do Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores (Peat) realizou, em 24 e 25 de outubro o Curso de Formação para Dinamizadores (CFD) 2023. A atividade é uma forma de capacitar e atualizar educadores ambientais de maneira frequente, de forma que os conteúdos sejam propagados não só entre trabalhadores diretos e prestadores de serviços da Petrobras.
O objetivo principal do CFD é aprimorar os conhecimentos técnicos dos educadores ambientais, com didáticas de fácil entendimento e interatividade, para melhor compreensão e abordagem das temáticas que envolvem Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS), durante as ações educativas que ocorrem nas unidades estacionárias de produção (UEPs), unidades de manutenção e segurança (UMSs) e embarcações de apoio.
Participaram do curso mais de 150 pessoas, de todo o País, que contribuíram com o debate a partir das próprias experiências enquanto educadores ambientais. A ação também teve palestras específicas sobre o Plano Macrorregional de Gestão de Impactos Sinérgicos das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural (Plano Macro); Licenciamento Ambiental Federal para a Exploração; Gestão de Resíduos e Projeto de Controle da Poluição (PCP); Gestão dos Recursos Hídricos e Efluentes; Projeto de Monitoramento Ambiental (PMA); e Programa de Educação Ambiental (PEA) e Plano de Compensação da Atividade Pesqueira (PCAP).
O curso também contou com atividades interativas entre os participantes que, divididos em grupos, propuseram sugestões para divulgações dos projetos e programas apresentados nas palestras.
As apresentações mostraram novas perspectivas sobre como os temas podem ser abordados na multiplicação dos conteúdos pelos educadores, bem como serviram de aprendizado para os participantes que ainda não atuam em educação ambiental e tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento para aplicação no cotidiano.
O Curso de Dinamizadores culminou com a partilha de casos inusitados que ocorrem com os educadores enquanto ministram o Peat. Além disso, houve espaço para apresentação dos “dons” artísticos dos integrantes da reunião. A forma descontraída com que o curso foi encerrado, no segundo dia de atividades, foi elogiada pelos participantes, que, além de adquirirem e sedimentarem os conhecimentos, se sentiram motivados a repassarem o que foi aprendido de maneira ainda mais compreensível e lúdica, para que o maior número possível de trabalhadores e educandos possam assimilar os conhecimentos aplicados.
Sobre o Peat
O Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores (Peat) foi criado para atender às exigências legais relacionadas aos processos de licenciamento ambiental, no âmbito estadual e federal, dos empreendimentos da Petrobras. O Peat promove a educação ambiental continuada não formal dos trabalhadores envolvidos nas atividades de Exploração e Produção (E&P) de petróleo e gás natural.
O projeto também contribui para a prevenção e a minimização de impactos negativos e para a potencialização de impactos positivos relacionados às atividades de E&P de petróleo e gás natural nos ambientes terrestres e marítimos.
A realização do Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores (Peat) é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.