As comunidades pesqueiras de Itaipava e Itaoca, no município de Itapemirim, iniciaram, nessa segunda-feira (20) o curso “Natação e Primeiros Socorros”, que tem o objetivo de preparar os pescadores e marisqueiras para que possam realizar a prova da Marinha do Brasil para emissão da Caderneta de Inscrição e Registro (CIR). O conteúdo de Primeiros Socorros tem o objetivo de prepará-los para eventuais emergências seja no mar ou no dia a dia.
As inscrições foram realizadas nos dias 6 e 7 de novembro e foram disponibilizadas 25 vagas. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, no período vespertino, vão até 1 de dezembro e são realizadas através de contrato entre a Petrobras e a Star Life SL Emergências.
Ao todo, os alunos passarão por cinco módulos de atividades que incluem conteúdos teóricos e práticos. Dentre as aulas destacam-se flutuação; nado com prancha, boia e colete; primeiros socorros, contemplando avaliação primária, lesões e extremidades, escoriações, fratura, luxações, imobilização, distensões e entorses, queimaduras, hemorragias, insolação, indigestão (o que fazer); noções de combate a incêndio; resgate aquático; e sobrevivência no mar.
A realização desta atividade faz parte da segunda fase dos cursos de capacitação para as comunidades pesqueiras de Itaipava e Itaoca em Itapemirim, estão inseridas no Plano de Compensação da Atividade Pesqueira da Bacia de Campos (PCAP-BC), em atendimento a condicionante ambiental com Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).