A comunidade pesqueira do município de Itapemirim recebe, até 20 de dezembro, o curso Noções de Confeitaria, através de contrato entre a Petrobras e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O curso foi iniciado em 27 de novembro e inclui participantes das comunidades de Itaipava e Itaoca.
As aulas teóricas e práticas são realizadas na Unidade Móvel do Senai, instalada no pátio do Terminal Pesqueiro de Itaipava. O curso é realizado de segunda-feira a sexta-feira, para um total de 32 alunos, dividimos em duas turmas nos turnos vespertino e noturno.
As comunidades estão inseridas no Plano de Compensação da Atividade Pesqueira da Bacia de Campos (PCAP-BC), em atendimento ao licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Durante as aulas, são desenvolvidas noções básicas na elaboração de produtos de confeitaria, preparo de massas, coberturas e recheios, de acordo com normas técnicas de segurança, higiene e saúde no trabalho.
Ao final do curso, os participantes estarão preparados e capacitados para aumentar o leque de possibilidades de renda, com base numa formação que contempla o estudo de matérias-primas; métodos, equipamentos e utensílios; conservação; determinação de prazo de validade, entre outros aspectos.