O Comitê Comunitário da Unidade de Negócios do Espírito Santo (UN-ES) da Petrobras se reuniu pela primeira vez em 26 de junho, contando com a participação de representantes de associações de moradores, pescadores, entidades da sociedade civil e projetos patrocinados pela empresa dos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Guarapari. Na ocasião, o colegiado foi implementado com um alinhamento de expectativas entre os presentes.
Os Comitês Comunitários são iniciativas já implementadas em outras Unidades de Negócios da companhia. É um espaço múltiplo, que conta com representantes de diversas equipes da Petrobras, além de associações comunitárias, turísticas e de pescadores, quilombolas, artesãos e comerciantes.
Na ocasião, a gerente geral da UN-ES, Eduarda Lacerda, fez o acolhimento dos participantes e falou sobre os empreendimentos e projetos no Estado; as tecnologias aplicadas; e os projetos para a sociedade capixaba.
O Comitê é um facilitador de acesso da comunidade às informações da Petrobras e dá celeridade no tratamento de demandas comunitárias. Os encontros serão semestrais, com caráter consultivo e deliberativo.
Os comunitários também apresentaram dúvidas sobre como se dará o trabalho. Os questionamentos foram esclarecidos pela equipe de Responsabilidade Social (RS), responsável pela organização e condução do colegiado. Após a formalização da instalação do Comitê, os participantes fizeram uma visita guiada ao Centro de Operações Integradas (COI), conduzida pelo gerente setorial Marcelo Faissal Pinheiro.
A primeira reunião do Comitê Comunitário da UN-ES marca um novo momento na forma de se relacionar com as comunidades e na busca de assegurar a legitimidade social das operações de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Espírito Santo.