O Terminal de Regência (Tereg), no município de Linhares, está em fase final de descomissionamento. Seguindo o cronograma aprovado com os órgãos reguladores, o descomissionamento do empreendimento se encontra na etapa de finalização da remoção dos passivos ambientais.
A operação do Tereg foi iniciada em maio de 1981 e durante 25 anos recebeu toda a produção de petróleo do Ativo Norte Capixaba, proveniente de diversas Estações de Tratamento de Óleo localizadas em terra, nos campos produtores do norte do Estado do Espírito Santo.
Em fevereiro de 2006, foram encerradas as operações com petróleo no terminal devido à entrada em operação do Terminal Norte Capixaba (TNC), no município de São Mateus.
Permanece no local a estrutura da monoboia, equipamento antes usado para transferência de óleo para os navios atracados. Embarcações devem manter, pelo menos, 50 metros de distância da instalação sob riscos de colisão, perda de material, danos à embarcação e naufrágio. A Petrobras fará a remoção da monoboia conforme planos aprovados com órgãos reguladores.
Também está em curso o Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad) na região, que está próxima ao litoral e à Foz do Rio Doce, região com biodiversidade única. A decisão pelo descomissionamento foi planejada em alinhamento com as autoridades ambientais, garantindo que o local não represente riscos para a população e para o meio ambiente.