O Projeto de Monitoramento do Tráfego de Embarcações (PMTE) é realizado em três bacias: Bacia de Campos, Bacia do Espírito Santo e Bacia de Santos.
As embarcações de apoio a serviço da Petrobras são equipadas com sistema de rastreamento que emite, periodicamente, um sinal do seu posicionamento geográfico, cujos dados são captados e armazenados em um banco de dados, que possibilitam a identificação das áreas com maior densidade de navegação e a intensidade de uso de portos e áreas de fundeio.
O PMTE-ES começou a ser desenvolvido e implementado em 2016, estando alinhado às exigências do órgão ambiental. Seu limite geográfico ao sul do ES fica no município de Presidente Kennedy e, ao norte, no município de Conceição da Barra. Através do PMTE são fornecidas informações detalhadas a respeito das embarcações de apoio, data de realização dos atendimentos, nome das instalações atendidas com o respectivo nome do empreendimento e informações do processo de licenciamento. O projeto busca, ainda, quantificar a participação da Petrobras no tráfego marinho da região, bem como avaliar suas variações ao longo dos anos.
Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.