Através do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BC-ES), a Petrobras faz constante trabalho no litoral do Espírito Santo e Rio de Janeiro, no trecho compreendido entre Conceição da Barra (ES) e Praia da Vila, em Saquarema (RJ), resgatando tetrápodes marinhos (aves, mamíferos e tartarugas) de maneira constante e sistemática.
Até setembro de 2023, foram resgatadas 675 aves marinhas, 2.711 tartarugas e 176 mamíferos. Os animais encontrados vivos são encaminhados para atendimento veterinário em centros de reabilitação com o objetivo de reintrodução à natureza. Já aqueles encontrados mortos no litoral são encaminhados para necrópsia a fim de se determinar as causas dos óbitos.
Influenza aviária
No primeiro semestre de 2023, foram identificadas aves silvestres infectadas com influenza aviária, causada pelo vírus H5N1 na costa do Espírito Santo. Diante da possibilidade de que a infecção ainda ocorra no litoral, é importante que a população fique atenta aos casos e saiba como agir e caso de suspeita.
Os principais sintomas da doença nos animais são dificuldade respiratória e de voo, andar cambaleante, secreção nasal, bico aberto, inchaço da cabeça, diarreia, entre outros. As aves podem também estar caídas ou mortas.
Em caso de encontro com aves silvestres (gaivotas, atobás, andorinhas-do-mar ou outras espécies) nessas condições, é importante que a população não tenha contato com os animais doentes ou mesmo com as carcaças deles, para não haver risco à saúde humana. A orientação, nesses casos, é entrar em contato com o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) pelo telefone 0800-039-5005, para que se proceda o devido manejo.
A realização do PMP pela Petrobras é uma medida de monitoramento exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.