As primeiras turmas dos cursos de qualificação profissional do programa Autonomia e Renda, oferecido pela Petrobras, começaram a se formar. O primeiro curso oferecido foi o de Pintor Industrial, ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Cachoeiro de Itapemirim. Ao todo, 30 pessoas da região foram qualificadas para trabalhar nessa atividade.
Já a segunda turma concluída foi a de Caldeireiro, que ocorreu no Ifes de Aracruz e formou 35 alunos. E mais recentemente, foi a vez dos cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-ES), com uma turma de Operador de Hidrojato, uma de Inspetor de Solda - N1 e duas de Sinaleiro Amarrador, profissionalizando mais de 80 pessoas.
O programa busca também informar sobre a inserção no mercado de trabalho. Para isso uma das ações realizada pelas unidades de formação são as feiras de empregabilidade. Nesses eventos os alunos terão acesso a empresas que atuam nas áreas óleo e gás, podendo enviar currículo e se informar sobre processos de contratação vigentes.
O Programa Autonomia e Renda Petrobras tem como principal objetivo qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a meio salário-mínimo por pessoa, que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos com bolsas-auxílio e ampliando, assim, as chances de ingresso no mercado de trabalho.
O programa foi lançado em junho de 2024, formando já naquele ano um total de 55 participantes, divididos nas áreas de Escalador e Auxiliar de Serviços Gerais, resultado de uma parceria entre a Petrobras e os Ifes, a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan/Senai/Sesi.