A Petrobras vai realizar, ao longo de 2024, Diagnóstico Social abrangendo as comunidades no entorno dos empreendimentos da companhia. A atividade será realizada em todo o país por meio de um contrato entre a companhia e a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), por meio da gerência de Responsabilidade Social. A Firjan terá o apoio do Serviço Social da Indústria no Espírito Santo (Sesi-ES) para as atividades no Estado.
A equipe do Sesi apresentou as ações que serão desenvolvidas para a realização do diagnóstico em reunião no dia 7 de fevereiro, com a presença da gerente-geral da Unidade de Negócios do Espírito Santo (UN-ES), Eduarda Lacerda; do gerente-geral da Unidade de Negócios Ativos de Gás Natural (UN-AGN), José Luz de Almeida; além de outros gestores e representantes da Petrobras, da Firjan e do Sesi-ES.
Ao final, o gerente-executivo de Responsabilidade Social, José Maria Rangel, fez a entrega de um dos quadros produzidos por alunos do Programa Altas Habilidades/Superdotação, executado pela Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu), à gerente geral da UN-ES (foto acima). A obra é oriunda da 2ª Exposição Entre Traços e Linhas, realizada em parceria entre a Petrobras e a Sedu em novembro de 2023, referente aos 70 anos da Petrobras.
Durante o trabalho, equipes da Petrobras acompanharão as do Sesi, auxiliando na coleta de dados em 13 municípios da área de influência das operações da companhia no Estado. No diagnóstico, será avaliado como estão as comunidades, os impactos dos empreendimentos e o que vem sendo feito para mitigar os possíveis impactos.
A Petrobras realiza constante trabalho junto às comunidades, tanto por meio do relacionamento e dos projetos desenvolvidos pela Responsabilidade Social, quanto por meio de ações para atendimento às licenças ambientais, como Projeto de Educação Ambiental Redes de Cidadania (PEA RdC), Plano de Compensação da Atividade Pesqueira da Bacia de Campos (PCAP-BC) e Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) que, além de zelar pelo litoral do Estado, oferecem oportunidades de geração de emprego e renda para os moradores. Os projetos e programas são medidas de mitigação e compensação exigidas pelo processo de licenciamento ambiental federal conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Durante a reunião, o gerente Bruno Borgo apresentou as unidades de tratamento de gás de Cacimbas (UTGC), em Linhares, e Sul Capixaba (UTGSUL), em Anchieta, ressaltando que a Petrobras valoriza e incentiva a contratação de profissionais e serviços locais para essas instalações. Ao todo, 916 colaboradores atuam nessas unidades, sendo cerca de 700 em empresas prestadoras de serviço.