Diversas espécies como corais e algas e ecossistemas de restingas e manguezais são preservados na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas e no Refúgio de Vida Silvestre de Santa Cruz (RVS).
Abrangendo uma área de mais de 115 mil hectares na região litorânea dos municípios de Serra, Fundão e Aracruz, essas unidades de conservação federais contam com o apoio da Petrobras desde que foram criadas, em 2010.
R$ 10 milhões em investimentos
Além de investimentos superiores a R$ 10 milhões para o estudo do fundo do mar na APA, a Petrobras participa dos estudos ambientais, em parceria com empresas e universidades, e da gestão de iniciativas propostas pelo Ibama em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A Petrobras também integra o Conselho Consultivo dessas duas unidades de conservação, e participa de, pelo menos, quatro reuniões mensais com representantes da sociedade, dos órgãos reguladores, prefeituras e do Ministério Público Federal, a fim de debater pontos de melhoria, desenvolver estudos e ações para preservação das espécies nativas.
O acesso à APA Costa das Algas não é restrito. É possível, por exemplo, mergulhar na área de corais
O que é uma APA?
APA (Área de Proteção Ambiental) é uma unidade de conservação ambiental de uso sustentável. Geralmente as APAs possuem uma grande extensão e pouca ocupação humana. Essas áreas podem ser de posse pública ou privada, e devem ter seus recursos naturais monitorados.