Entrou no ar, em 31 de outubro, o novo Portal do Plano Macrorregional de Impactos Sinérgicos das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural (Plano Macro). O objetivo da plataforma é unificar as informações das operadoras de óleo e gás das bacias de Santos, Campos e Espírito Santo acerca da divulgação das ações dos programas de licenciamento ambiental na área de influência dessas bacias, que busca garantir à sociedade acesso a informações atualizadas e integradas.
O Portal é uma das iniciativas do Plano Macro, uma proposta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para unificar os esforços e melhorar os resultados da gestão de impactos socioambientais da produção e escoamento de petróleo e gás. Um dos eixos é a comunicação social que, através do Portal, dá visibilidade e acesso às informações dos empreendimentos licenciados em âmbito federal, além de otimizar estratégias de comunicação com a sociedade.
A plataforma foi a maneira encontrada de centralizar comunicação entre o Ibama, as operadoras e a sociedade. O meio de comunicação contribui para dar visibilidade às ações ambientais e aos projetos condicionantes conectando todos os envolvidos em um só local.
Plano Macro
O processo de construção do Plano Macro teve início em 2019 e está dividido em quatro eixos conceituais, sendo eles, Caracterização: monitoramento de principais impactos; Avaliação: análise dos resultados dos projetos ambientais; Publicidade: ações de comunicação social; e Intervenção: ações formativas de apoio à gestão ambiental pública.
A medida foi proposta pelo Ibama para superar o desafio de criar programas articulados e integrados entre si, com metodologias padronizadas, otimizando esforços e melhorando os resultados da gestão de impactos socioambientais da produção e escoamento de petróleo e gás, envolvendo as empresas produtoras de petróleo que atuam nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo.