Neste mês de junho teve início a realização do diagnóstico socioambiental participativo, nas 18 comunidades pesqueiras atendidas pelo Programa de Educação Ambiental Redes de Cidadania-Fase 2: Sede de Conceição da Barra, Guriri, Barra Seca, Degredo, Pontal do Ipiranga, Povoação, Regência, Barra do Riacho, Barra do Sahy, Santa Cruz, Nova Almeida, Jacaraípe, Manguinhos, Bicanga, Carapebus, Praia do Suá, Prainha e Itapuã.
Está sendo realizada a validação/atualização do diagnóstico participativo elaborado na Fase 1 do PEA Redes de Cidadania com foco nos aspectos socioambientais das comunidades pesqueiras atendidas pelo projeto. O diagnóstico será validado durante reuniões com grupos de representantes das comunidades e ele servirá de base para a elaboração dos planos de ação.
A atualização será feita pela equipe de pesquisa do projeto por meio do levantamento de dados secundários, a aplicação de questionários e entrevistas com lideranças, participantes das atividades formativas e observações de campo.
A Fase 2 do Programa de Educação Ambiental (PEA) - Redes de Cidadania, é desenvolvido pela Petrobras em convênio assinado com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), executado pelo LABEA-Laboratório de Educação Ambiental.
O programa é realizado em atendimento a condicionante ambiental federal das licenças de operação para as atividades da Petrobras emitidas pelo IBAMA.