A edição 54 do Informe Comunidade foi lançado no dia 23 de junho e destaca ações da equipe de Socioeconomia da Petrobras no Plano de Compensação da Atividade Pesqueira (PCAP); a redução no volume de água doce levada do continente para uso nas plataformas; e o lançamento do filme que resume a etapa de resgate, tratamento e reabilitação de animais marinhos pelo Projeto de Monitoramento de Praias.
As comunidades pesqueiras de Bicanga, Carapebus, Jacaraípe, Manguinhos e Nova Almeida, no município da Serra (ES) validaram propostas de compensação da atividade sísmica 4D, exigência do PCAP. Como resultado das reuniões com representantes da Petrobras, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Projeto de Educação Ambiental Redes de Cidadania (PEA/RdC), as comunidades beneficiadas pelo plano de compensação optaram pela aquisição de equipamentos de processamento e armazenamento de pescado, como utensílios de manejo e refrigeração, bem como por adquirir instrumentos usados para navegação e dispositivos de proteção individual, além de espaços físicos para as associações, sendo a implementação dessas escolhas acompanhadas pela equipe do Redes de Cidadania.
O Informe Comunidade também acompanha a atuação da Fase V do Núcleo de Educação Ambiental da Região da Bacia de Campos (NEA-BC) nos municípios de Presidente Kennedy, Marataízes, Itapemirim e Piúma, com o avanço nas reuniões do Programa de Formação e Desenvolvimento de Lideranças, o Pró-Lideranças V, que têm como objetivo fortalecer a participação cidadã em espaços públicos por meio da capacitação e formação de lideranças.
A redução volume de água doce levada do continente para uso nas plataformas foi tema documentado no Informe, já que volume captado em 2024 na Bacia de Campos (que abrange o norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo) foi de 243 mil metros cúbicos, uma queda de 173 mil em relação aos 416 mil metros cúbicos registrados em 2023. A redução da dependência de fontes de captação de água continentais consolida a tendência anual de declínio no consumo hídrico.
Esse resultado foi possível graças a melhorias que vêm sendo implantadas na gestão de águas das operações da Bacia de Campos, que vão desde processos de dessalinização da água do mar para uso nas plataformas até medidas de economia e de promoção do consumo consciente, reduzindo assim a necessidade de aquisição de água doce para uso offshore.
Dentre os destaques da edição também está o lançamento do filme Um Mar de Histórias, produzido pela equipe do Programa de Comunicação Social Regional da Petrobras no Espírito Santo (PCSR-ES), que resume a etapa de resgate, tratamento e reabilitação de animais marinhos, sob o olhar de um pinguim-de-magalhães que encalha na costa brasileira, parte da atuação do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP).
O projeto atua de maneira diária e continuada, monitorando o litoral em busca de encalhes de tartarugas, mamíferos marinhos e aves, a fim de identificar, sempre que possível, as causas que motivaram tais ocorrências.
Quando é necessário o tratamento veterinário, os animais são levados para centros especializados, passando por triagem, quarentena, exames e tratamento, sempre com o objetivo de reintrodução na natureza após o término do período de reabilitação.
A edição completa do Informe Comunidade pode ser acessada através deste link.