A edição nº 53 do Informe Comunidade foi lançada em 25 de novembro e traz os destaques dos projetos e programas condicionantes ambientais do setor de exploração e produção. O Informe Comunidade é uma publicação semestral produzida e distribuída pela Petrobras como parte do Programa de Comunicação Social Regional da Área Geográfica do Espírito Santo (PCSR-ES).
Dentre as principais matérias do informativo está o novo número de contato do Projeto de Monitoramento de Praias das Bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES), que atende à faixa litorânea compreendida entre Saquarema (RJ) e Conceição da Barra (ES). O novo número do PMP-BC/ES é 0800 991 4800.
A chegada do navio-plataforma Maria Quitéria ao litoral sul do Espírito Santo também é destaque no Informe Comunidade nº 53. A unidade iniciou a produção de petróleo e gás natural no mês de outubro e tem capacidade para produzir até 100 mil barris de petróleo por dia (bpd), processar até 5 milhões de m³ de gás diários e injetar cerca de 330 mil bpd de água — conectada a oito poços produtores e oito injetores. Esse FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo), como também são conhecidos os navios-plataformas, foi projetado com tecnologias que reduzem a emissão de poluentes, como o chamado ‘ciclo combinado de geração de energia’.
A publicação traz, ainda, a conclusão do Plano de Compensação da Atividade Pesqueira da Bacia de Campos (PCAP-BC), no município de Itapemirim, no sul do Espírito Santo; a assinatura do contrato de compra e venda de aquisição de imóvel da Associação de Pescadores de Barra do Riacho (ASPEBR), de Aracruz; e as reuniões de priorização de projetos de PCAP das comunidades pesqueiras do município de Serra.
A edição completa do Informe Comunidade pode ser acessada através deste link.