Nossas equipes nos terminais da Transpetro estão sendo preparadas para atuar no resgate e manejo de fauna em caso de derramamento de petróleo ou derivados. A partir de agora os profissionais poderão prestar o primeiro atendimento aos animais afetados durante uma emergência.
O treinamento, ministrado por especialistas do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), conta com palestra sobre as técnicas de resgate e manejo e exercício simulado. Na primeira turma, em agosto, foram capacitadas 22 pessoas. O objetivo é preparar 45 empregados e prestadores de serviço que trabalham nos terminais de Vitória, Barra do Riacho (TABR) e Norte Capixaba (TNC).
A legislação determina a assistência à fauna em situações decorrentes de vazamento. “Com essa capacitação, nossos próprios profissionais e técnicos, os primeiros a atuar numa emergência, podem dar assistência primária aos animais até a chegada de empresa especializada no atendimento à fauna oleada. Isso aumenta a eficácia do trabalho de proteção aos recursos naturais”, explicou o gerente setorial de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, André Coelho.
Nossos empregados poderão, por exemplo, recolher pequenas aves e mamíferos atingidos por óleo. Também atuarão na identificação de áreas sensíveis, onde se localizam grupos ou ninhos de animais, auxiliando a equipe especializada contratada para atender a fauna local em situações de emergência.