Uma equipe Espírito Santo do Projeto de Monitoramento de Praias das Bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES) fez uma visita técnica ao PMP Bacia Potiguar, que compreende a faixa litorânea entre os municípios de Aquiraz (CE) a Caiçara do Norte (RN) para troca de experiências a respeito do projeto. Os representantes do Estado, João Ilton Ribeiro e André Luiz de Sant’Ana foram recebidos pela equipe do PMP-BP, Erico do Santos e Elias Epaminondas, entre 6 e 10 de novembro.
Na visita, os profissionais observaram a forma de trabalho e as iniciativas que podem ser aplicadas ao projeto no Espírito Santo, como, por exemplo, as soluções para a construção das bases veterinárias, o tratamento dos efluentes das piscinas de reabilitação de animais marinhos, e a relação com as entidades que executam diretamente o contrato.
Assim que o novo contrato para atendimento de fauna marinha estiver em vigência – a previsão é junho de 2024 – é possível haver um novo intercâmbio entre os PMPs, desta vez com a vinda da equipe do Nordeste ao Espírito Santo.
Através do PMP-BC/ES, a Petrobras faz constante trabalho no litoral do Espírito Santo e Rio de Janeiro, no trecho compreendido entre Conceição da Barra (ES) e Praia da Vila, em Saquarema (RJ), resgatando tetrápodes marinhos (aves, mamíferos e tartarugas) de maneira constante e sistemática.
De janeiro a novembro de 2023, foram resgatados 4.130 animais marinhos, sendo 757 aves marinhas, 184 mamíferos e 3.189 tartarugas. Os animais encontrados vivos são encaminhados para atendimento veterinário em centros de reabilitação com o objetivo de reintrodução à natureza. Já aqueles encontrados mortos no litoral são encaminhados para necropsia a fim de se determinar as causas dos óbitos.
A realização do PMP pela Petrobras é uma medida de monitoramento exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.