O Dia Mundial da Educação Ambiental é celebrado em 26 de janeiro e a data lança luz sobre a importância do cuidado com o planeta, que pode ser intensificado com o devido conhecimento, propagado através da educação ambiental e da interação humana com o meio ambiente.
A Petrobras, através do Programa de Educação Ambiental (PEA), contribui para minimizar o impacto das atividades. Os programas de educação ambiental desempenham papel importante na construção de uma sociedade mais consciente e sustentável. Ao promover o conhecimento sobre a preservação dos recursos naturais e a importância da biodiversidade, esses programas incentivam práticas mais responsáveis e ecológicas entre a população.
O Programa é uma medida mitigadora exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Mas a educação ambiental vai além do cumprimento de condicionantes ambientais, já que busca transformar a mentalidade coletiva na interação com seus diversos pares, fomentando uma cultura de respeito e cuidado com o meio ambiente que se reflete em ações cotidianas.
Os agentes da cadeia da pesca, por exemplo, que também interagem com o PEA, ao exercerem as práticas seculares, não apenas garantem a subsistência das comunidades pesqueiras e familiares, mas também desempenham papel importante na conservação dos ecossistemas aquáticos. A íntima conexão com o mar e os manguezais os torna guardiões naturais desses ambientes, promovendo técnicas sustentáveis através de diferentes petrechos e artes de pesca, que minimizam os impactos negativos ao meio ambiente.
Já o Programa de Educação Ambiental dos Trabalhadores (Peat) busca integrar práticas sustentáveis no ambiente de trabalho e na vida pessoal. Ao incentivar os trabalhadores com conhecimentos sobre sustentabilidade, a companhia não apenas cumpre a obrigação legal, como contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados. Esse tipo de educação promove a adoção de práticas que reduzem o impacto ambiental das atividades, além de fortalecer a responsabilidade social corporativa para trabalhadores envolvidos nas atividades de Exploração e Produção (E&P) de petróleo e gás natural.
Com o objetivo de desenvolver comportamentos críticos e responsáveis, a Educação Ambiental aplicada fomenta o conhecimento que, por sua vez, se transforma em preservação de recursos naturais, em combate à degradação ambiental, e em busca pela sustentabilidade. A data, portanto, nos lembra da importância do tema na garantia de um futuro melhor.