O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de abril, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para provocar reflexão sobre a preservação deste recurso natural essencial para a vida na Terra. Esta data não apenas destaca a necessidade de conservação e uso responsável da água, mas também chama a atenção para as comunidades em todo o mundo que enfrentam escassez hídrica e falta de acesso a água potável.
Em 2024, o tema da campanha é “Água para a paz”, que visa chamar atenção sobre os potenciais conflitos derivados da escassez, poluição e sobre a importância da água como elemento de conexão entre povos e catalisador do desenvolvimento sustentável e sobre a superação de desigualdades.
O Plano Estratégico da Petrobras para o quinquênio 2024-2028 estabelece como meta ser “positiva em água” nas áreas em que a companhia atua, através da redução da captação de água doce e da melhoria da disponibilidade hídrica local, contribuindo para a segurança hídrica.
De acordo com o Plano, a meta é que haja redução de 40% da captação de água doce até 2030, usando 2021 como ano base, aumento do reuso e geração de água proveniente de projetos ambientais para preservação e recuperação de nascentes e matas ciliares.
No Espírito Santo, através do monitoramento da qualidade da água, sedimentos e biota associada – ação que faz parte do dos Projetos de Monitoramento Ambiental (PMA) – é possível avaliar os impactos das atividades de instalação e operação das unidades de produção na qualidade do ambiente do entorno, nos aspectos da água do mar, do sedimento e dos seres vivos presentes, assegurando a produção de óleo e gás de forma que não comprometa a integridade do sistema ecossistema marinho.
O Dia Mundial da Água serve como lembrete de que a água é um direito humano fundamental e que todos têm o dever de contribuir para a preservação. Nesta data, é essencial que governos, organizações e indivíduos se comprometam com práticas que conservem a água, desde pequenas ações diárias até políticas de grande escala. Somente com esforços coletivos e uma mudança de mentalidade em relação ao uso e tratamento da água poderemos garantir um futuro sustentável e equitativo para todos os habitantes do planeta.