Você está em: Comunica Espirito Santo

DIA DO PESCADOR: COLETA DE DADOS AUXILIA NA MANUTENÇÃO DO OFÍCIO

Atualizado em 28/06/2024

Postado em 28/06/2024

Copiar
texto

Texto copiado! Texto copiado!
-->

O Dia do Pescador é comemorado em 29 de junho e, na data, celebram-se homens e mulheres que se dedicam à pesca, especialmente os pescadores artesanais e as comunidades pesqueiras. Esses trabalhadores desempenham um papel fundamental na preservação de tradições culturais e na manutenção da biodiversidade marinha. A pesca artesanal, além de ser uma atividade econômica importante, promove o uso sustentável dos recursos naturais, garantindo que futuras gerações também possam usufruir dos frutos do mar.

O mar e o ambiente costeiro são espaços em que coexistem diferentes atividades, incluindo produção de óleo e gás e a atividade da pesca. Neste sentido, a Petrobras desenvolve o Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira (PMAP) que conta com o levantamento de dados com vistas à produção de indicadores que permitem avaliar a influência da empresa nas atividades pesqueiras. O projeto é uma medida de mitigação e compensação exigida pelo processo de licenciamento ambiental federal conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os dados sobre pescados e navegação, por exemplo, são coletados diariamente e compilados, processados e analisados e, assim, retornam para as comunidades para consulta e possibilitam que os pescadores consigam ter maior manejo das atividades, avaliar onde pescar, onde pode haver melhor resultado da pesca e o tipo de pescado que incide em maior quantidade em determinada região.

Estes indicadores podem ser solicitados pelos pescadores à empresa. Desta maneira, a atividade ancestral e tradicional pode ser melhorada, aprimorada e até resultar em incremento de renda para os trabalhadores da pesca.

A relação de respeito e conhecimento que os pescadores artesanais têm com o meio ambiente é um exemplo valioso de convivência harmoniosa com a natureza.

A importância da pesca para a sociedade é inegável. Além de ser uma fonte de sustento e alimento, a pesca artesanal contribui para a economia local e nacional. O pescado é um alimento rico em nutrientes e essencial para uma dieta balanceada, sendo uma fonte acessível de proteína para milhões de pessoas. Além disso, as comunidades pesqueiras desempenham um papel importante no turismo, atraindo visitantes interessados na cultura e nos modos de vida tradicionais. Celebrar o Dia do Pescador é reconhecer a dedicação desses trabalhadores e a importância das contribuições para a sociedade.

Confira abaixo um diálogo sobre pesca artesanal produzido pelo Projeto de Educação Ambiental Redes de Cidadania Fase 2 (PEA/RdC):

--:--

Idioma:

Selecione um idioma:

Acessibilidade:

Luz Noturna

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Navegue nas Seções:

Canais

Acessibilidade

Escolha um canal:

Faça uma busca:

Fale Conosco