O Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado em 22 de maio, jogando luz à necessidade de conservação de ecossistemas. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), reforça a importância de ações para conter a perda acelerada de diversidade biológica, que afeta diretamente o equilíbrio ambiental e os serviços ecossistêmicos. O Monitoramento da Qualidade da Água, Sedimentos e Biota Associada, realizado pela Petrobras por meio do Projeto de Monitoramento Ambiental (PMA) da Petrobras é alinhado a esse entendimento, visto que há conexão com os objetivos da data.
A ação, condicionante do licenciamento ambiental conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), tem por objetivo avaliar possíveis impactos das atividades de instalação e operação das unidades de produção na qualidade do ambiente em seu entorno, nos aspectos da água do mar, do sedimento e respectivas biotas associadas, assegurando a produção de óleo e gás de forma que esta não comprometa a integridade do sistema ecossistema marinho.
Dentre os parâmetros avaliados pelo PMA estão qualidade da água, com medição níveis de oxigênio dissolvido, nutrientes, metais e hidrocarbonetos para garantir a sobrevivência de espécies; sedimentos, com monitoramento de contaminantes que afetam organismos bentônicos, moluscos e crustáceos; e biota e água, com análise de peixes e outros seres vivos (como fitoplâncton, zooplâncton e ictioplâncton) para detectar bioacumulação de poluentes.
Os dados do PMA funcionam como um “termômetro” da saúde ambiental, identificando mudanças na cadeia alimentar, alterações químicas que ameaçam a biodiversidade, dentre outros fatores.
O número e a frequência das campanhas, bem como os ambientes e parâmetros monitorados e as estratégias adotadas são definidos individualmente para cada unidade de produção, de acordo com suas características operacionais (presença de dutos, forma de instalação, descarte de efluentes, dentre outros) e com as características do meio onde opera, como por exemplo profundidade da lâmina d’água que ocupa.