O Comitê Comunitário da Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), localizado em Linhares, se reuniu pela primeira vez em 2024 no dia 11 de abril. O colegiado tem representantes das comunidades de Degredo, Aviso, Povoação, Lagoa da Viúva e Cacimbas que debateram, com a equipe da Petrobras, temas de relevância para cada localidade.
O comitê da UTGC foi instituído em 2023 e atua no sentido de estreitar o diálogo, buscar resoluções de conflitos, fortalecer a participação popular para melhorias globais, orientar sobre soluções para empregabilidade e geração de renda e servir de interface com outros entes, como o poder público e até outras empresas.
Durante o encontro, os participantes foram informados de ações que estão em andamento, sejam contrapartidas do empreendimento, ou interface com a prefeitura do município.
Além disso, foi apresentado o planejamento do Diagnóstico Social abrangendo as comunidades no entorno dos empreendimentos da companhia. A atividade será realizada em todo o País por meio de um contrato entre a companhia e a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), por meio da gerência de Responsabilidade Social. A Firjan terá o apoio do Serviço Social da Indústria no Espírito Santo (Sesi-ES) para as atividades no Estado.
As lideranças comunitárias deram dicas, tiraram dúvidas e ficaram interessadas em ajudar no trabalho. Eles também terão acesso aos resultados do Diagnóstico.
Os Comitês Comunitários são iniciativa já implementada em outras unidades do País, com sucesso. É um espaço múltiplo, que conta com representantes de diversas equipes da Petrobras, além das associações de moradores, pescadores, quilombolas, artesãos, turísticas e de comerciantes das comunidades. Neste processo de diálogo constante, a população passa a entender que a Petrobras é parceira, e não antagonista, por estar instalada naquele território.