Fechando o ano de 2023 com mais qualificação e capacitação, a comunidade pesqueira do município de Itapemirim concluiu nesta quarta-feira (20) o curso de Noções de Confeitaria, ofertado para as comunidades de Itaipava e Itaoca, através de contrato entre a Petrobras e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Os 32 alunos das turmas vespertina e noturna adquiriram mais conhecimento e prática na produção de salgados e doces, o que possibilita geração e complementação de renda e novas oportunidades de trabalho. as aulas foram realizadas na Unidade Móvel do Senai, que foi instalada no pátio do Terminal Pesqueiro de Itaipava.
As comunidades estão inseridas no Plano de Compensação da Atividade Pesqueira da Bacia de Campos (PCAP-BC), em atendimento ao licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Durante as aulas, foram desenvolvidas noções básicas na elaboração de produtos de confeitaria, preparo de massas, coberturas e recheios, de acordo com normas técnicas de segurança, higiene e saúde no trabalho.
Com o fim do curso, os participantes estão preparados e capacitados para aumentar o leque de possibilidades de renda, com base numa formação que contempla o estudo de matérias-primas; métodos, equipamentos e utensílios; conservação; determinação de prazo de validade, entre outros aspectos.