O Dia do Combate à Poluição, celebrado em 14 de agosto, mostra a importância de valorizar a educação ambiental e a sustentabilidade, e é uma oportunidade para conscientização sobre os impactos da poluição em nossas vidas e sobre como incorporar práticas sustentáveis em nosso cotidiano.
Podemos fazer nossa parte reduzindo o consumo de produtos descartáveis, reciclando, reutilizando e economizando água e energia. Cada ação contribui para um mundo com maior equilíbrio.
Devemos refletir ainda sobre nosso impacto no planeta e renovar nosso compromisso em buscar soluções mais sustentáveis a fim de proteger o meio ambiente.
A Petrobras possui ações relacionadas à sustentabilidade. Entre elas, está o Projeto de Controle da Poluição (PCP), que é uma das medidas mitigadoras de impactos exigidas como condicionante de licença ambiental de todas as unidades de produção (plataformas) e embarcações de apoio em operação na área geográfica do Espírito Santo.
Esta ação tem por objetivos gerar o mínimo possível de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas, reciclar o máximo possível dos resíduos desembarcados, proceder à disposição final adequada e de acordo com as normas legais vigentes, de todos os resíduos desembarcados e não reciclados, de forma a garantir o controle efetivo durante a realização das atividades.
Para saber mais sobre o PCP, clique aqui.
Nos últimos anos, as mudanças climáticas ocasionadas pelo crescimento acelerado da temperatura média do planeta, impulsionaram as discussões sobre o combate à poluição, especialmente a poluição atmosférica.
Por isso, no último dia 08 de agosto, a Petrobras divulgou em seu canal no YouTube, no podcast "Nossa Energia", uma entrevista com Suzana Kahn, doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, Aline Machado, pós-doutora em Engenharia Química pela Universidade Nova de Lisboa, e Viviana Coelho, mestre em Tecnologia Ambiental pelo Imperial College London e gerente executiva de Mudança Climática da Petrobras.
Na entrevista, que você pode acessar clicando aqui, é possível entender um pouco melhor como a mudança climática impacta no nosso dia a dia, como as atividades humanas estão relacionadas ao aquecimento global, o que as empresas têm feito para diminuir os danos e, em especial, qual é o papel da Petrobras na liderança de uma transição energética justa.