Comunica
Espírito Santo

Projeto de Monitoramento de Praia ajuda no resgate de animais em praias do Espírito Santo


 

 

O Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) das Bacias de Campos e Espírito Santo iniciou suas atividades em outubro de 2010 com ações voltadas à conservação marinha. Dentre essas ações, está o monitoramento diário de ocorrências de encalhes de aves, quelônios e mamíferos marinhos nas praias, identificando, quando possível, a causa que motivou o encalhe dos animais encontrados. O projeto faz parte de atendimento a condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

No período de janeiro a junho deste ano já foram registrados nas praias capixabas, entre animais vivos e mortos, 676 tartarugas, 30 mamíferos marinhos e 54 aves marinhas. Os animais encontrados com vida foram encaminhados a um centro de reabilitação para sua recuperação antes da soltura.

O PMP conta no estado com o apoio da Central de Atendimento da Petrobras (0800-039-5005), por meio da qual a população pode informar sobre ocorrências de encalhes de animais marinhos vivos ou mortos.