Comunica
Espírito Santo

O Projeto de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna na área geográfica do Espírito Santo (PMAVE-ES) tem como objetivo registrar todas as ocorrências envolvendo aves debilitadas, feridas ou mortas, bem como aglomerações de avifauna encontradas nas unidades marítimas.

Além do registro, este projeto visa realizar a captura, coleta, manejo e transporte de avifauna nas unidades marítimas sob orientação técnica, assegurando o bem-estar dos animais e a segurança durante as referidas atividades. Os que necessitam de atendimento veterinário são transportados para terra e, quando necessário, encaminhados para o centro de reabilitação.

Cada unidade operacional possui um Técnico Embarcado Responsável (TER), profissional previamente capacitado, que atua no atendimento e comunicação de qualquer ocorrência envolvendo avifauna na plataforma à equipe técnica da Petrobras e à equipe de consultoria veterinária contratada.

O projeto tem caráter regional, englobando as atividades de perfuração e produção dentro da área geográfica do Espírito Santo, futuramente, à medida que se exija nas renovações e novas licenças, novas unidades deverão ser incorporadas.