Comunica
Espírito Santo

O Programa de Educação Ambiental dos Trabalhadores - PEAT foi criado para atender as exigências legais relacionadas aos processos de licenciamento ambiental, no âmbito estadual e federal, dos empreendimentos da Petrobras no estado do Espírito Santo. O PEAT promove a educação ambiental continuada não formal dos trabalhadores envolvidos nas atividades de Exploração e Produção (E&P) de petróleo e gás natural.

O programa também contribui para a prevenção e a minimização de impactos negativos e/ou para a potencialização de impactos positivos relacionados às atividades de E&P de petróleo e gás natural nos ambientes terrestre (Onshore) e marítimo (Offshore).

A proposta pedagógica do programa foi estruturada com base na essência da Educação Ambiental como Instrumento no Processo da Gestão Ambiental por meio de processos educativos transdisciplinares e de integração de saberes que envolvam as áreas temáticas de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico e atitudes emancipatórias de todos os envolvidos.

Atualmente, os conteúdos trabalhados nas ações educativas do PEAT estão estruturados em quatro Eixos, com base nos elementos da natureza: Água, Terra, Fogo e Ar, sendo que para cada Eixo foram definidos 03 Ciclos, cujos temas são associados aos possíveis impactos e riscos da indústria petrolífera. Soma-se, ainda, a discussão sobre os principais problemas ambientais de ordem local, regional, nacional e global proporcionando a construção de uma visão integrada da relação do homem com o meio ambiente.

O PEAT tem como base o desenvolvimento de Linhas de Ações direcionadas para o processo de educação continuada dos dinamizadores (educadores ambientais), aplicação de instrumentos de avaliação da formação dos dinamizadores, realizações de reuniões educativas junto à força de trabalho e o fomento de ações que promovam inter-relações do PEAT com outros projetos, parcerias com instituições de ensino (municipal, estadual e federal), a sociedade civil organizada e o intercâmbio com órgãos públicos e privados.

As ações educativas do PEAT são organizadas e realizadas com intuito de promover momentos de troca de saberes e de produção de conhecimentos, habilidades e atitudes, de forma a permitir uma intervenção qualificada de cada trabalhador no seu ambiente de trabalho e nos demais locais de convivência social. Para tanto, contamos com a atuação de dinamizadores que integram a força de trabalho e que fazem parte da equipe de SMS da Petrobras. Essa equipe recebe formação continuada de técnicos e especialistas com experiência nas áreas de educação, gestão e licenciamento ambiental, os quais também marcam presença junto à força de trabalho.

Além, da dedicação e vontade de fazer a diferença todos integrantes buscam se apropriar das mais diversas técnicas e ferramentas pedagógicas (vídeos, apresentações, jogos interativos, exposições fotográficas, painéis dentre outros) para disseminação do conhecimento e incremento dos conteúdos em cada ciclo.

Finalmente é importante ressaltar o reconhecimento do PEAT pela força de trabalho, em função da cooperação e exemplo das lideranças e o compartilhamento de experiências cotidianas e saberes, combinado com a excelência de seus propósitos em cumprimento dos objetivos e metas.