Comunica
Espírito Santo

Este projeto tem como escopo a execução de campanhas oceanográficas com a finalidade de verificar possíveis alterações decorrentes do descarte de efluentes (água produzida) das unidades de produção nos compartimentos água, sedimento, plâncton (fito, zoo e ictio) e macrofauna bentônica, durante toda a operação das unidades até a desativação dos empreendimentos.

O projeto tem o objetivo de fornecer subsídios para acompanhar as possíveis alterações ambientais na área de influência direta das atividades de operação dos empreendimentos de produção. Para tanto, apresenta como meta a realização de campanhas oceanográficas anuais ou semestrais, para monitoramento ambiental.

Os parâmetros analíticos de sedimento e bentos são:

carbono orgânico total (COT)

granulometria

Compostos Orgânicos Voláteis (COV)

hidrocarbonetos (HPAs e HTPs)

macrofauna bentônica  

Os parâmetros para água e plâncton são:

salinidade, temperatura, condutividade

oxigênio dissolvido (OD)

transparência da água

pH

oxigênio dissolvido (OD)

carbono orgânico total, dissolvido e particulado (COT, COD e COP)

material particulado em suspensão (MPS)

nutrientes (fósforo total, nitrogênio amoniacal, nitrito, nitrato, fosfato e silicato)

sulfetos

hidrocarbonetos (n-alcanos, hidrocarbonetos poliaromáticos – HPAs 16 prioritários, hidrocarbonetos totais de petróleo – HTP, mistura complexa não resolvida – MCNR, e benzeno, tolueno, etil-benzeno e xileno – BTEX)

fenóis

metais (As, Ba, Cd, Pb, Cu, Cr, Fe, Mn, Ni, Zn, Hg)

ecotox Crônica e Aguda

clorofila-a

fitoplâncton

Os resultados de qualidade do meio ambiente podem ser verificados nos Relatórios Técnicos de Avaliação Ambiental de cada campanha, nos quais é apresentado um diagnóstico das condições ambientais considerando-se os impactos previstos na fase do Estudo de Impactos Ambientais (EIA) dos empreendimentos. Tais relatórios são documentos públicos e podem ser solicitados ao Ibama.

Neste momento, os projetos são aprovados especificamente para cada empreendimento licenciado. As propostas disponibilizadas nesta página são as vigentes.