Comunica
Espírito Santo

Mês do Meio Ambiente.


 

Este ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente nos faz refletir sobre o tema “Uma só Terra” – nosso planeta é o único lugar que temos para viver, hoje e no futuro, e a sobrevivência de todos dependem das ações que tomamos agora. Para isso é preciso que cada um faça sua parte com atitudes simples do dia a dia, conscientizando os que estão ao redor, especialmente crianças e jovens, a praticar medidas para Reduzir, Reutilizar e Reciclar materiais e resíduos.

 


REDUZIR

Quando reduzimos o uso de supérfluos ou de bens de uso diário como sacolas, garrafas e copos plásticos, estamos poupando os recursos naturais, combatendo o desperdício, diminuindo a geração de lixo e a consequente poluição ambiental.

Reduzir a queima de combustíveis também deve ser uma meta diária, colaborando para combater a poluição atmosférica e o aquecimento global. Fazemos isso quando usamos transportes coletivos ao invés de carros ou quando levamos outras pessoas de carona ao invés do uso de diversos veículos.

E vale lembrar que o uso de bicicleta e a prática da caminhada, além de um impacto mínimo ao meio ambiente, são extremamente benéficos à saúde do praticante.

 


REUTILIZAR

Quando reutilizamos um material já beneficiado, como encher uma garrafa plástica de água vazia para usá-la novamente ou recortar uma garrafa PET de refrigerante para transformá-la num recipiente para plantio de mudas, estamos reduzindo o impacto ambiental do descarte desses materiais.

O reúso de determinado material, seja para repetir seu uso original ou para desempenhar um novo uso, é uma opção válida para quando não foi possível reduzir previamente o uso daquele material.

 


RECICLAR

Quando não é possível reduzir ou reutilizar, a saída ambientalmente correta é efetuar, sempre que possível, a reciclagem do material ou do resíduo, para que seja transformado novamente em matéria-prima para novos produtos.

Nesse caso, é preciso contatar o poder público da sua cidade e indagar sobre a existência de um programa de reciclagem municipal ou, então, contatar empresas e cooperativas de reciclagem registradas que façam esse tipo de serviço na sua localidade.