Comunica
Espírito Santo

Entrega de Obras em Recanto do Sol e Mãe Bá (Anchieta-ES)


 
 

A licença de operação da Unidade de Tratamento de Gás Sul Capixaba (UTGSul) traz como uma de suas condicionantes a execução do Programa de Educação Ambiental (PEA), que desenvolve projetos na região sul do Espírito Santo e é uma exigência legal do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA).

No dia 19 de maio de 2022, foram entregues as obras dos Centros de Convivência dos bairros de Recanto do Sol e Mãe Bá, ambos no município de Anchieta-ES, cujos projetos tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, bem como promover o resgate cultural dessas comunidades.

Em Recanto do Sol, foram adquiridos eletrodomésticos, eletroportáteis, conjunto de armários de cozinha, mesa com cadeiras, roupeiros de aço, instrumentos musicais, uniformes e artigos esportivos. Na reforma do centro de convivência, as áreas da copa, banheiros, depósito e circulação tiveram algumas paredes retiradas e reconstruídas, a fim de melhor redistribuí-las e melhorar o aproveitamento do espaço. Toda parte interna do Salão Comunitário, circulação, depósito e área descoberta recebeu uma nova pintura. Os banheiros foram reformados e adaptados para se tornarem acessíveis aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE). A reforma também abrangeu partes elétricas, de iluminação, ventilação, esquadrias e forro do salão comunitário. Os próximos passos agora consistem em acompanhar o desenvolvimento de atividades esportivas e culturais a serem realizadas pela Associação.

Em Mãe Bá, o projeto está em andamento. O centro de convivência, que ainda será equipado, já foi construído e possui varanda, recepção, salas de reunião/escritório, telecentro, depósito, copa e dois banheiros. A obra entregue possui área total construída de 172,14 m², na qual há um acesso para pedestres (incluindo uma rampa com inclinação adequada para proporcionar boas condições de acessibilidade) e uma calçada interna de 1,50m de largura. Vale ressaltar que serão desenvolvidas atividades pela Associação Comunitária do Bairro Mãe Bá (ACBMB), que trarão à comunidade atividades esportivas como atletismo, futebol e voleibol; e ações educativas através de palestras e cursos diersos, como educação ambiental, informática, idiomas, reforço escolar, entre outros, duas vezes por semana.