Comunica
Espírito Santo

Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC)

Localizada em Linhares (ES), a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC) recebe e processa gás dos campos de produção terrestres e marítimos do Espírito Santo, produzindo gás natural especificado para consumo em residências, veículos e indústrias, além da chamada “gasolina natural” (C5+) e do gás liquefeito de petróleo (GLP) – o gás de botijão – para atender ao mercado brasileiro.

Inaugurada em 6 de fevereiro de 2006, a unidade tem capacidade para processar 18,1 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, o que a torna um dos maiores polos de processamento de gás do País. Basicamente, a UTGC possui uma unidade de ajuste de ponto de orvalho, um sistema de estabilização de condensado de gás natural, uma unidade de tratamento cáustico, três unidades de processamento de gás natural e três unidades de processamento de condensado de gás natural.

A unidade processa o gás proveniente dos campos marítimos de Peroá, Canapu, Cangoá e Golfinho, na Bacia do Espírito Santo, além do chamado Parque das Baleias, localizado na porção norte da Bacia de Campos.