Comunica
Espírito Santo

Plataforma de Peroá (PPER-1)

A Plataforma de Peroá (PPER-1) é uma plataforma fixa – apoiada no leito marinho por meio de uma torre –, localizada a pouco mais de 50 quilômetros da costa capixaba, no campo de Peroá, litoral do município de Linhares (ES), e opera exclusivamente em poços do pós-sal.

Sua produção ocorre em águas rasas, entre 66 e 71 metros de profundidade, e teve início no ano de 2006. Além do campo de Peroá, a PPER-1 também produz no campo de Cangoá, que se localiza a oeste do primeiro, a uma distância de 40 quilômetros da costa, o qual teve sua produção iniciada em 2009.

Ambos os campos, Peroá e Cangoá, produzem quase que exclusivamente gás natural, o qual é comprimido para a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), em Linhares - ES, por meio de um gasoduto de 56 quilômetros de extensão.

A PPER-1 é uma plataforma desabitada, operada e monitorada remotamente a partir do Centro de Operações Integradas (COI), que é um centro de suporte de alta tecnologia  localizado no Edifício Vitória (Edivit), na capital capixaba.